A Câmara Municipal juntamente com IEF convidam a População para Consulta Pública irá discutir a possível criação de Parque Estadual na Serra Negra da Mantiqueira.

por Câmara Municipal publicado 04/10/2017 09h20, última modificação 18/10/2017 13h56

Será realizado nesta sexta-feira dia 06 de outubro de 2017,  na Sede da Câmara Municipal de Olaria a Consulta Pública que irá discutir a possível criação de Parque Estadual na Serra Negra da Mantiqueira. Minas Gerais pode ganhar uma nova área protegida. A proposta de criação do Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira (MG), uma área de 6.800 hectares na região sul do estado, será debatida nas próximas semanas em consultas públicas com os municípios envolvidos. O limite proposto para unidade de conservação abrange quatro: Olaria, Lima Duarte, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde. Esta marcada a Audiência Pública em Olaria  na Câmara Municipal para o  dia 23 de outubro de 2017 onde será  fornecida informações sobre a proposta para população local , que poderão se posicionar sobre a criação da unidade.

Área inserida no maciço da Serra Negra da Mantiqueira, a unidade será marcada pela presença de campos rupestres, e pelo encontro dos biomas Mata Atlântica e Cerrado. De acordo com o estudo técnico que serviu como base para proposta, o objetivo da criação do parque é “a preservação de áreas estratégicas para conservação da biodiversidade, especificamente da fauna e flora ameaçadas de extinção e endêmicas, bem como a proteção de importantes mananciais tributários dos rios do Peixe e Preto, como os ribeirões do Funil, Conceição e o rio Monte Verde, áreas de recarga hídrica, além de ordenar a atividade turística aos inúmeros atrativos existentes, possibilitando o fortalecimento do turismo na região e consequentemente a melhoria da renda das comunidades localizadas no entorno da futura Unidade de Conservação”.